ISSO SE CHEGAREM À FASE ADULTA
A DE BORBOBOLETAS.
MOTIVO:
SE PASSAREM POR TODAS AS
4 (QUATRO) FASES E NÃO FOREM DEVORADAS OU COMIDAS POR PREDADORES, TAIS COMO:
1ª - FASE - Enquanto ovos:
1a - por outros insetos e pelas formigas e vespas que mesmo sendo também insetos são predadores comuns dos ovos da borboleta e de ovos de outros insetos em geral,
2b - outras ameaças: como a exposição a condições ambientais desfavoráveis, como chuvas intensas ou seca pode afetar a viabilidade dos ovos, causando desta forma, o seu fim, ou a sua morte, ou a não chegar a eclodir.
3c - Algumas doenças também podem afetar os ovos, levando à sua morte.
ESTRATÉGIA PARA A SOBREVIVÊNCIA:
1 - A escolha pela borboleta de plantas específicas (plantas hospedeiras) para a postura dos ovos, que servem de alimento para a futura larva ou lagarta.
2 - Aposematismo: algumas espécies de borboletas depositam os ovos em conjunto e utilizam o aposematismo para sinalizar que "sou perigoso", como cores vibrantes (vermelho, amarelo, preto) por exemplo: a Borboleta-monarca e outras táticas para diminuir o risco de predadores, como odores ruins ou fortes e sons específicos, mas o sucesso não é garantido.
3 - Camuflagem: A cor e a textura dos ovos também podem ajudar a camuflá-los e a torná-los menos visíveis para os predadores.
3ª - FASE- Enquanto pupa ou crisálida podem ser devoradas ou comidas por pássaros e morcegos e são vulneráveis também por fungos e predadores menores.
4º - FASE - Os predadores das borboletas e das outras fases do seu ciclo de vida incluem uma grande variedade de animais, como pássaros, aranhas, lagartos, formigas, sapos ratos e até pelo gato doméstico, SENDO O SER HUMANO O PRINCIPAL PREDADOR, DEVIDO À DESTRUIÇÃO DO HABITAT E CAUSADOR DA POLUIÇÃO.
SIM, TEM, TEM, TEM!!!
NÃO, NÃO, NÃO, NÃO TEM!!!
-AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS TÊM CORAÇÃO!
As BORBOLETAS e as MARIPOSAS tem um coração e também têm um sistema circulatório e em vez de um coração com quatro câmaras como o ser humano a borboleta e a mariposas possuem um coração longo e tubular localizado na parte superior do corpo, que se estende por toda a sua extensão.
A sua principal função é bombear a hemolinfa transportando nutrientes para os órgãos internos e tem outras funções semelhantes às do sangue humano.
O coração da borboleta funciona dentro de um sistema circulatório aberto, o que significa que o "sangue (hemolinfa) circula livremente pelo corpo em vez de ser confinado a vasos sanguíneos, como no sistema fechado dos animais vertebrados.
- AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS TÊM CÉREBRO!
O centro do sistema nervoso das borboletas ou das mariposas é o gânglio subesofágico, localizado no tórax do inseto, não na cabeça.
Elas têm um cérebro minúsculo, embora sua estrutura e função possam diferir de mamíferos, pois os insetos têm um sistema nervoso com órgãos que funcionam de maneira diferente. Esse cérebro é responsável por funções como o processamento de informações visuais de seus olhos compostos e a coordenação de movimentos.
- AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS TÊM PULMÃO?
Não, as borboletas e as mariposas não têm pulmões; em vez disso, respiram através de um sistema de tubos internos chamados traqueias, que se abrem para o exterior através de pequenas aberturas chamadas espiráculos, localizadas ao longo dos seus corpos. Os espiráculos absorvem o oxigênio e libertam dióxido de carbono distribuindo os gases pelas células dos insetos através das traqueias.
AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS TÊM MÚSCULOS!
As borboletas possuem músculos que são essenciais para a sua locomoção e função. Assim como outros insetos, elas têm um exoesqueleto duro que serve de suporte para esses músculos, especialmente no tórax, são responsáveis por permitir o movimento das pernas e o poderoso batimento das asas, necessário para o voo.
Antes de voar, especialmente em dias mais frios, os músculos das borboletas e das mariposas precisam se aquecer. Elas fazem isso, por exemplo, "tremendo" as asas para aumentar a temperatura corporal e conseguir realizar o voo.
AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS TÊM OS CINCO SENTIDOS!
Embora suas estruturas e sensibilidades variem de forma diferente de nós, humanos.
1 - VISÃO: elas têm olhos grandes e compostos que detectam cor e movimento, permitindo-lhes ver em um raio de 360°, enxergam até luz ultravioleta ((invisíveis para nós, humanos).
2 - OLFATO:
As antenas são os órgãos olfativos primários das borboletas e das mariposas, equipadas com sensores que captam odores e feromônios para buscar alimento e encontrar parceiros.
3 - PALADAR:
As borboletas e as mariposas não têm "língua" para provar, mas possuem sensores de sabor (quimiorreceptores) nas patas.
Ao pousar em uma planta, elas as "provam" para determinar se é uma fonte adequada de néctar ou para depositar os seus ovos.
4 - AUDIÇÃO:
As borboletas e as mariposas não tem orelhas como nós, humanos, mas possuem órgãos localizados no tórax ou nas asas que detectam ondas sonoras e vibrações.
5 - TATO:
As borboletas e as mariposas têm o corpo coberto por cerdas táteis (pelos sensoriais), que são pelos presos a células nervosas, permitindo que elas sintam o tato e percebam o ambiente ao seu redor.
AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS DORMEM OU REPOUSAM!
As borboletas e as mariposas, não dormem como as pessoas, mas muitas espécies, repousam ou descansam, embora de formas diferentes devido a seus hábitos diurnos e noturnos, respectivamente. As borboletas, repousam ou descansam durante a noite, em grupos, um comportamento chamado empoleirar-se com as asas fechadas para cima, buscando abrigo e proteção. Algumas podem fazer uma pausa por apenas uma noite, enquanto outras ficam empoleiradas durante todo o inverno.
As mariposas, ativas à noite, descansam durante o dia, escondidas e com as asas abertas, em uma posição de repouso que favorece a camuflagem.
IMAGEM DA BORBOLETA E DA MARIPOSA DO INSTITUTO BUTANTAN
IMAGENS ANTÁRTIDA
Imagem Fonte Crédito:
https://www.notibras.com/site/mudanca-climatica-pode-derreter-25-da-antartida/
Imagem Fonte Crédito:
https://www.viajali.com.br/razoes-para-viajar-para-a-antartica/
Imagem Fonte Crédito:
https://olhardigital.com.br/2022/11/03/ciencia-e-espaco/descoberto-rio-secreto-debaixo-do-gelo-na-antartica/
Imagem: Animais polares à deriva em um pedaço de gelo no meio do oceano. Créditos: VladisloveM/Shutterstock
Em quase todo o mundo tem BORBOLETAS e MARIPOSAS.
Elas vivem nos campos, nas estradas, nas bordas das florestas, dentro das florestas.
Menos no continente, Antártida, que o lugar é muito frio,
(conforme as 3 (três) imagens acima, observem bem),
aliás, o coração da Antártida, mesmo estar derretendo devido ao aquecimento global, ainda é um grande planalto de gelo.
Mas, os lugares que as BORBOLETAS mais gostam são os lugares quentes, preferindo os de climas tropicais.
SOL E CALOR
Como as BORBOLETAS E AS MARIPOSAS são animais de sangue frio, precisam de uma temperatura ideal para voar, em dias frios, elas não conseguem voar, mas podem aquecer seus músculos tremendo para voar.
Sendo que elas preferem áreas com flores de cores vivas, vibrantes, cores como o roxo, vermelho, para extrair o néctar e plantas hospedeiras para as larvas, como florestas tropicais, prados, bosques, e até mesmo jardins urbanos.
DANDO ÊNFASE:
1º - O DIA INTERNACIONAL DA BORBOLETA,
DIA DA CELEBRAÇÃO -14 de MARÇO,
data instituída com o intuito de conscientizar sobre a importância das borboletas quanto ao bem que elas fazem para a humanidade:
POLINIZAÇÃO
1 - quando fazem a POLINIZAÇÃO das plantas e na manutenção da biodiversidade.
2 - e quanto as borboletas, são indicadores da saúde dos ecossistemas, onde há borboleta há saúde, pois, sua presença ou ausência pode sinalizar o impacto das mudanças ambientais.
2º - O DIA DA CELEBRAÇÃO DA BORBOLETA-monarca É CELEBRADO NO DIA 05 DE FEVEREIRO,
. Espécie: Celebra a borboleta-monarca (Danaus plexippus), famosa por realizar a mais longa migração entre as borboletas.
Causas da celebração:
1ª - Conscientização sobre a migração: Destacar a impressionante jornada de milhares de quilômetros que a espécie realiza.
2ª - Importância ecológica: Ressaltar o papel da monarca na polinização e seu papel como indicador de um ecossistema saudável.
3ª - Desafios enfatizar as ameaças que a monarca enfrenta, como a perda de habitat e as mudanças climáticas, incentivando ações de conservação.
CADEIA ALIMENTAR
As borboletas e as mariposas também são fonte de alimento para outras espécies, como aves e pequenos mamíferos, integrando a cadeia alimentar.
POLUIÇÃO
As borboletas e as mariposas são frágeis, sensíveis e não conseguem viver em lugares ou regiões que têm poluição, ai elas migram ou vão embora para outros lugares que não tem poluição ou lugares saudáveis.
A presença das borboletas e das mariposas em lugares ou regiões determina bom indicador de saúde.
MIGRAÇÃO
Muitas espécies de borboletas e de mariposas migram regiões mais quentes quando as estações mudam como a Borboleta-monarca de Nome Científico (Danaus plexippus).
Noemia Arabe
Nenhum comentário:
Postar um comentário