sexta-feira, 10 de outubro de 2025

DIA DAS CRIANÇAS - 12 OUTUBRO 2025 - FASES DA VIDA DAS BORBOLETAS E DAS MARIPOSAS


















Fonte Crédito: PlantaSonya



FASES DA VIDA 
DAS BORBOLETAS E DAS MARIPOSAS
É O MESMO QUE:

1 - METAMORFOSE 
DAS BORBOLETAS E DAS MARIPOSAS
OU 
2 - TRANSFORMAÇÃO 
DAS BORBOLETAS E DAS MARIPOSAS.






DOCES CRIANÇAS,

PRESENCIEI UM ESPETÁCULO!

Num jardim deparei-me com BORBOLETAS.

Umas borboletas paradas pousadas sobre as flores outras borboletas voando juntas.

GOSTO DELAS.

E, como gosto delas, sentei-me num banco para observá-las e admirá-las e pude sentir num dos meus momentos de descontração, AS DÁDIVAS DE DEUS: LEVEZA, ALEGRIA, PAZ, porque, eu, estava ali, tão perto da natureza, no jardim com o perfume das flores e com as borboletas, mostrando o quanto são belas ao exibir suas vestimentas, ou melhor, as suas asas, em tamanhos diferentes e numa explosão de cores.
REPITO: PRESENCIEI UM ESPETÁCULO!
Noemia Arabe


CRIANÇAS,
Agora, convido Vocês para ver as BORBOLETAS e saber sobre elas e também, saber um pouquinho sobre as MARIPOSAS.
Ah! Elas são parecidas, mas, não são iguais!

IMAGENS BORBOLETAS STOP MOTION













As BORBOLETAS e as MARIPOSAS são do mesmo grupo, insetos da ORDEM LEPIDOPTERA.

Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) são estimadas 150.000 espécies de lepidópteros, sendo a segunda maior ordem em número de espécies de insetos.
No Brasil, mais de 3.500 espécies de borboletas já foram descritas e 57 espécies de Lepidoptera
estão ameaçadas de extinção. 

POLINIZAÇÃO
As BORBOLETAS e as MARIPOSAS são atraídas mais, por flores de cores vivas e vibrantes, como: vermelho, amarelo, roxo, lilás e laranja e claro, outras cores também, como o branco, etc., com plataforma ou pistilo para pouso a ao pousar nas flores com suas patas ou pernas para se alimentarem do néctar dessas flores, os grãos de pólen grudam em suas patas ou pernas e em seus corpos e quando as borboletas e as mariposas se movem para outra flor, levam consigo o pólen, transferindo-o entre as plantas.
Essa transferência de pólen é BENÉFICA,
e é muito IMPORTANTE para a reprodução de muitas plantas, ajudando-as a produzir frutas e sementes.
IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA
As borboletas, as mariposas, assim como, as abelhas, as aves e os morcegos, desempenham um papel vital e essencial na manutenção dos ecossistemas contribuindo para a diversidade das plantas.
 
- MAIOR BORBOLETA DO MUNDO
A maior BORBOLETA DO MUNDO é a 
Borboleta-asa-de-pássaro da Rainha Alexandra, de Nome Científico (Ornithoptera alexandrae). Originária das florestas de Papua-Nova Guiné, a fêmea desta espécie pode alcançar uma envergadura de até 31 centímetros.
A espécie está ameaçada de extinção devido à destruição do seu habitat natural e é protegida pela CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), assim como de outros insetos.

- MENOR BORBOLETA DO MUNDO
A menor BORBOLETA DO MUNDO é a Borboleta-azul-pigmeu-ocidental, seu Nome Científico (Brephidium exilis) encontrada na América do Norte. 
Tamanho: Pouco menos de 1,25 centímetros a pouco mais de 1,9 centímetros de envergadura (envergadura é a distância entre as pontas das asas quando estendidas). 
Existe a borboleta fêmea e 
a borboleta macho,
sendo que, como borboleta é um substantivo, não há termo ou um outro nome para  diferenciá-los.
Podemos dizer quando avistarmos uma borboleta: Vi uma borboleta. 
Pode ser fêmea ou macho.
Claro que há diferenças entre eles.
E, isso os distinguem desde o sexo, masculino e feminino e outras diferenças como padrão e cor de asas, ou pelo formato do abdómen em muitas espécies. Normalmente o macho tem asas com cores mais vibrantes características que atrai a fêmea.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE BORBOLETAS E MARIPOSAS

A ordem Lepidoptera compreende as borboletas e as mariposas. Existem diferenças que permitem estes dois grupos:

Diferença

Borboletas

Mariposas

Vôo

Diurno

Noturno

Tipo de antena

Clavadas, semelhantes a um mini taco de golfe

Filiformes (em forma de fio), plumosas (em forma de pena), exceto clavadas

Posição das asas em repouso

Asas ficam levantadas e fechadas, verticalmente ao corpo

Asas ficam estendidas horizontalmente sobre o corpo

Cores das asas

Cores brilhantes e variadas

Cores escuras, embora haja exceções

Corpo e cerdas

Corpo fino com poucas cerdas (escamas parecidas com pêlos)

Corpo gordo coberto de cerdas (peludo)




1º - HOMENAGENS
1a - O DIA INTERNACIONAL DAS BORBOLETAS,
É COMEMORADO NO DIA 14 de MARÇO
1b - O DIA DA CELEBRAÇÃO DA BORBOLETA-monarca  É COMEMORADO NO DIA 05 DE FEVEREIRO.
OBSERVAÇÃO:
Vários órgãos ambientais, museus e instituições de educação ambiental celebram esse dia para destacar a importância e a fascinante migração dessa espécie.

 2º - A ÁREA DA CIÊNCIA QUE ESTUDA AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS, UM RAMO ESPECIALIZADO DA ENTOMOLOGIA (O ESTUDO GERAL DOS INSETOS).
 É a Lepidoterologia.

3º UM ESPECIALISTA EM INSETOS É CHAMADO DE ENTOMÓLOGO.

4º - O NOME DA PESSOA OU O
NOME DO CIENTISTA OU O NOME DO ESPECIALISTA QUE ESTUDA AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS (ORDEM LEPIDOPTERA):
É o Lepidopterologista ou Lepidopterista.

E, cada borboleta e cada mariposa têm seus  Nomes Científicos, como por exemplos:
Borboleta-monarca seu Nome Científico é (Danaus plexipuss), ela tem as asas laranjas, com listras pretas e marcas brancas.
Mariposa-atlas ou atlas-gigante seu Nome Científico é (Attacus atlas), ela tem asas com padrões complexos em tons de marrom-avermelhado, rosa e preto e inclui manchas que lembram uma cabeça de cobra nas pontas das asas.

Tanto a BORBOLETA quanto a MARIPOSA são insetos.

Ordem: Lepidoptera
Classe: Insecta
Filo: Arthropoda
Reino: Animalia

1 - Ordem: Lepidoptera - agrupa insetos como borboletas e mariposas, caracterizados por terem as asas e os corpos cobertos por escamas. O nome "Lepidoptera" vem do grego, onde "lepis" significa escama e "pteron" significa asa, referindo-se a essas escamas.

2 - Classe: Insecta - as borboletas e as mariposas possuem características típicas de insetos, como:

FAZER IMAGEM
ANATOMIA DAS BORBOLETAS E DAS MARIPOSAS

CORPO DIVIDIDO EM TRÊS PARTES:

CABEÇA, TÓRAX e ABDÔMEM.

- CABEÇA: É onde se encontram os olhos compostos e o par de antenas, que funcionam como órgãos sensoriais para detectar substâncias químicas no ar.
Tem também a espirotromba, também chamada de probóscida, "boca", que é uma estrutura em forma de tromba ou língua enrolada que se estende para sugar líquidos como o néctar das flores, quando não está em uso, essa peça bucal fica enrolada como uma mola sob a cabeça da borboleta.

- TÓRAX: Esta parte do corpo está ligada à cabeça e ao abdômen, e abriga os músculos de voo e dois pares de asas (quatro asas no total) que são cobertas por escamas minúsculas (microscópicas) e membranosas. 
Sendo que as asas anteriores (são o par que está mais a frente do corpo) e as posteriores (ficam mais atrás do corpo).
É também onde os três pares de pernas (três de cada lado do tórax) das borboletas e das mariposas são inseridos. 

As pernas ajudam os insetos a andar, pousar em flores e se segurar em superfícies.
As pernas também possuem sensores que permitem às borboletas e as mariposas "provar" as plantas, detectando substâncias químicas e ajudando a encontrar alimento e locais para depositar os seus ovos.
Algumas espécies de borboletas e mariposas são chamadas de "borboletas de pés de escova" porque o primeiro par de pernas tem pelos em formato de escova (se enrola) e essas pernas dianteiras são tão pequenas dando a impressão de que o inseto tem apenas quatro pernas. 

- ABDÔMEN: A parte mais longa do corpo, o abdômen contém a maioria dos órgãos digestivos, excretores e reprodutivos.

3 - Filo: Arthropoda - um grupo de animais invertebrados que se caracteriza por ter um corpo segmentado, um exoesqueleto rígido de quitina, e apêndices articulados como pernas e antenas.
E, como as borboletas são insetos, e todos os insetos, por sua vez, são classificados como artrópodes.
4 - Reino: Animalia - é um grupo muito amplo que abrange todos os seres vivos (inclusive o ser humano) que não se encaixam nas categorias de plantas, fungos e bactérias.
Observação:
O ser humano é um animal embora tenha  inteligência, capacidade de raciocínio, linguagem (domínio da fala ou poder falar) e sociabilidade (capacidade de interagir, viver em comunidade, que permite a ele analisar, construir, plantar, transformar a realidade, tornando-o um animal diferente dos demais. Homo sapiens sapiens (homem moderno).

5º - VOO DE RASTREIO  
NAMORO AÉREO  
- NAMORAR A SÉRIO 
ACASALAMENTO.
UMA BELA HISTÓRIA...

Tudo começa quando a borboleta macho e a borboleta fêmea saem voando para passear e nesse voo se encontrando quando passam um pertinho, pertinho, do outro batendo as suas lindas asas se olhando sentem uma grande simpatia.
Claro, que a borboleta macho era um galã, assim, como a borboleta fêmea, linda, ovípara (bota ovos), sendo os dois, insetos invertebrados, animais de sangue frio e dotados de um certo grau  de inteligência.
A borboleta macho já tinha fama de galanteador, já estava fazendo um VOO DE RASTREIO à procura de  namoradas e vendo essa linda borboleta fêmea, ficou encantado e mais que depressa, aproveitou para cortejá-la ou para fazer a corte a essa borboleta fêmea.
E, assim, começou a paquera insistente, por parte da borboleta macho, NAMORO AÉREO e um namoro à primeira vista.
Por estarem dando umas voltas voando e se encontrando nessas voltas, bateu a atração, foi quando a linda borboleta fêmea ACEITOU O PEDIDO INSISTENTE da borboleta macho galã, galanteador,  O DE NAMORAR A SÉRIO.
Como eles também têm coração e cérebro, passaram a se gostar muito, muito e decidiram ou deixaram-se levar pelo ACASALAMENTO para reproduzir-se, ou melhor, para terem filhos borboletinhas, o que é a CONTINUAÇÃO DA ESPÉCIE.
Noemia Arabe

TUDO COMEÇA QUANDO ELES
ESTÃO VOANDO,
COM O NAMORO AÉREO OU 
COM O VOO DE RASTREIO, 
MOMENTO EM QUE 
BORBOLETA MACHO  
FAZ A CORTE 
À BORBOLETA FÊMEA
E SE TUDO DAR CERTO 
TERMINA COM O ACASALAMENTO...

6º - NO MUNDO REAL - PARA A CIÊNCIA,
ACASALAMENTO

    O acasalamento das borboletas começa com os machos procurando as fêmeas através de voos de rastreio e liberação de feromôniosAs fêmeas respondem liberando os seus próprios feromônios, que atraem o macho para um cortejo aéreo, onde ele bate as asas para espalhar mais feromônios e encantar a fêmea. Se a fêmea aceita o acasalamento, ela muda a sua postura para permitir que o macho a fecunde, mantendo-se unidos pelo abdómen. 
    Fases do Acasalamento
    1. Busca e Detecção: 
      O macho inicia o cortejo voando em busca de fêmeas. Ambos os sexos liberam feromônios, que são substâncias químicas que funcionam como sinais de atração, permitindo a detecção mesmo a longas distâncias. 
    2. Cortejo Aéreo: 
      Uma vez que o macho encontra a fêmea, ele realiza um voo "de rastreio" para impressioná-la, batendo as asas rapidamente para espalhar mais feromônios e atrair a fêmea para a cópula, de acordo com o portal Portal Agropecuário. 
    3. Aceitação: 
      A fêmea decide se vai aceitar o acasalamento ou não. Se ela ficar suficientemente impressionada com os rituais do macho, ela muda a sua postura, projetando o abdómen para a frente, sinalizando que está pronta para o acasalamento, segundo o Natural History Museum. 
    4. Cópula: 
      O macho e a fêmea unem os seus abdómenes para a cópula. Este processo pode durar várias horas, mas apenas uma hora de cópula é suficiente para a fecundação dos ovos, de acordo com o vídeo do Facebook. 
    5. Postura de Ovos: 
      Após o acasalamento, a fêmea procura uma planta hospedeira específica para depositar os seus ovos, iniciando assim um novo ciclo de vida. 

FASES DA VIDA DAS BORBOLETAS... 
FASES DA VIDA DAS BORBOLETAS
CONFORME ESTÁGIOS,
AS 4 (QUATRO) FIGURAS ABAIXO:
1ª- 1- Ovo, 
2ª- 2- Lagarta (Larva) 
 ----- 3-Explicação
3ª- 4- Crisálida=Casulo=Pupa jovem,
4ª- 5- Pupa em estado avançado,                          Adulto=Imago=Borboleta
----- 6- Explicação
ATENÇÃO:
A 3ª (terceira) e a 6ª(sexta) ---> figuras 
são somente explicações.

SIMPLIFICANDO:
1º - Ovo,
2º - Larva (lagarta)
3º - Pupa (crisálida)
4º - Adulto (imago)


COM BASE NO QUADRO DAS QUATRO FASES DA VIDA DAS BORBOLETAS E DAS MARIPOSAS, CONFORME JÁ VISTO.

TEMPO DE VIDA É DE ACORDO COM A ESPÉCIE.

Nessas quatro fases do ciclo das borboletas e das mariposas:
- OVO: 1ª FASE ou fase inicial onde as borboletas e as mariposas fêmeas adultas botam ou depositam os muitos ovos que elas ovulam de cada vez, (muitos deles não vão sobreviver) de estrutura rígida, de cores, de formatos diferentes, e isso varia de acordo com cada espécie de borboleta, em média de..100..a...300... ovos, embora algumas espécies possam botar ou depositar um número muito maior, chegando até 10 mil ovos, como já foi mencionado, o número de ovos varia significativamente de uma espécie para outra.
Pois bem, essas borboletas e mariposas fêmeas depositam essa quantidade toda de ovos nas folhas de plantas hospedeiras específicas, ou seja, das plantas das quais, elas mais gostam, por exemplo: 
- A BORBOLETA-MONARCA- gosta e exclusivamente escolhe a planta serralha (gênero Asclepias), para botar ou depositar os seus ovos, pois suas lagartas se alimentam apenas dessa planta.
- BORBOLETA-RABO-DE ANDORINHA-PRETA
Essa borboleta utiliza plantas da salsa (Apiaceae), como endro, erva-doce, cenoura e arruda, para botar ou depositar os seus ovos e para alimentação das suas lagartas.
- BORBOLETA-DO-MANACÁ 
Essa borboleta tem uma ligação específica com o manacá-de-cheiro, quando o usa para depositar os seus ovos
1º- servirá de alimentação para as suas lagartas, 
2º- se beneficiar das substâncias tóxicas da planta que as torna venenosas para predadores para não comerem as suas lagartas.
Observação:
Essa planta é tóxica para animais de estimação como cães e gatos.
- BORBOLETA-FRITILÁRIA-GRANDE-DE-LANTEJOULAS:
Essa borboleta já gosta exclusivamente das plantas Violeta Africana e da Violeta-de-Jardim, conhecida também como violeta-perfumada, para botar ou depositar os seus ovos.
- MARIPOSA-LEOPARDO-GIGANTE:
As VIOLETAS também são plantas hospedeiras específicas para diversas espécies de mariposas, incluindo essa mariposa-leopardo-gigante, cujas lagartas se alimentaram dessas plantas.
- MARIPOSAS EM GERAL:
A escolha das mariposas também pode envolver o "barulho" emitido por uma planta, com algumas mariposas preferindo plantas saudáveis e não estressadas ao escolherem onde depositar os seus ovos, segundo um estudo recente.  

DURAÇÃO DA 1ª FASE - OVOS 
Enquanto ou sendo OVOS, levam em média de 5 (cinco) a 15 (quinze) dias para eclodir ou para rebentar para deles nascerem ou saírem as larvas que é o estágio primário da lagarta.


- LARVAS OU LAGARTAS: 2ª FASE
Tendo todo o cuidado, o da borboleta fêmea já ter depositado os seus ovos nas folhas das plantas específicas, após esse ato, os ovos eclodem ou rebentam e deles nascem ou saem as larvas que já é uma lagarta, pois lagarta é o nome popular do estágio larval das borboletas e mariposas e essas lagartas, já saem dos ovos com muita, muita fome e comem muito, aliás, todas as folhas, dessas plantas para crescerem e armazenar energia para a próxima fase - FASE 3ª, passar de larva ou lagarta para ser pupa ou crisálida.
DURAÇÃO DA 2ª FASE - LARVAS OU LAGARTAS - De um a oito meses.

- PUPA OU CRISÁLIDA - 3ª FASE
Após as lagartas comerem muito, muito, todas as folhas da plantas para crescerem e tendo já armazenado muita, muita energia elas se transformam em pupa ou crisálida, ficam inerte, em estágio de repouso e é onde ocorre a transformação interna, a mais drástica.
- BORBOLETAS: Formam uma crisálida, sem casulo de seda, pendurada por um fio.
- MARIPOSAS: Algumas espécies produzem um casulo de seda ao redor da pupa para se protegerem.
DURAÇÃO DA 3ª FASE - PUPA OU CRISÁLIDA - Entre uma a três semanas.

- ADULTO OU IMAGO - 4ª FASE
É a fase final do ciclo de vida, onde elas, as BORBOLETAS e as MARIPOSAS adultas emergem da pupa ou crisálida completamente desenvolvida e prontas com asas para voar e pronta também, para reproduzir-se, alimentando-se de néctar.
DURAÇÃO DA 4ª FASE - IMAGO OU ADULTO
As BORBOLETAS e as MARIPOSAS têm alguns dias a vários meses de vida, com a média de algumas espécies durar entre duas a seis semanas.
Caso a parte: o da Borboleta-monarca
que migra e hiberna, é um exemplo de espécie longeva, pode viver até 8 ou 9 meses no total da vida adulta.

ISSO SE CHEGAREM À FASE ADULTA 
A DE BORBOBOLETAS.

MOTIVO:

SE PASSAREM POR TODAS AS  
4 (QUATRO) FASES E NÃO FOREM DEVORADAS OU COMIDAS POR PREDADORES, TAIS COMO:
1ª - FASE - Enquanto ovos: 
1a - por outros insetos e pelas formigas e vespas que mesmo sendo também insetos são predadores comuns dos ovos da borboleta e de ovos de outros insetos em geral, 
2b - outras ameaças: como a exposição a condições ambientais desfavoráveis, como chuvas intensas ou seca pode afetar a viabilidade dos ovos, causando desta forma, o seu fim, ou a sua morte, ou a não chegar a eclodir.
3c - Algumas doenças também podem afetar os ovos, levando à sua morte.

ESTRATÉGIA PARA A SOBREVIVÊNCIA: 
1 - A escolha pela borboleta de plantas específicas (plantas hospedeiras) para a postura dos ovos, que servem de alimento para a futura larva ou lagarta. 
2 - Aposematismo: algumas espécies de borboletas depositam os ovos em conjunto e utilizam o aposematismo para sinalizar que "sou perigoso", como cores vibrantes (vermelho, amarelo, preto) por exemplo: a Borboleta-monarca e outras táticas para diminuir o risco de predadores, como odores ruins ou fortes e sons específicos, mas o sucesso não é garantido.
3 - Camuflagem: A cor e a textura dos ovos também podem ajudar a camuflá-los e a torná-los menos visíveis para os predadores.


3ª - FASE- Enquanto pupa ou crisálida podem ser devoradas ou comidas por pássaros e morcegos e são vulneráveis também por fungos e predadores menores.

4º - FASE - Os predadores das borboletas e das outras fases do seu ciclo de vida incluem uma grande variedade de animais, como pássaros, aranhas, lagartos, formigas, sapos ratos e até pelo gato doméstico, SENDO O SER HUMANO O PRINCIPAL PREDADOR, DEVIDO À DESTRUIÇÃO DO HABITAT E CAUSADOR DA POLUIÇÃO.

SIM, TEM, TEM, TEM!!!
NÃO, NÃO, NÃO, NÃO TEM!!!

-AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS TÊM  CORAÇÃO!
As BORBOLETAS e as MARIPOSAS tem um coração e também têm um sistema circulatório e em vez de um coração com quatro câmaras como o ser humano a borboleta e a mariposas possuem um coração longo e tubular localizado na parte superior do corpo, que se estende por toda a sua extensão. 
A sua principal função é bombear a hemolinfa transportando nutrientes para os órgãos internos e tem outras funções semelhantes às do sangue humano.
O coração da borboleta funciona dentro de um sistema circulatório aberto, o que significa que o "sangue (hemolinfa) circula livremente pelo corpo em vez de ser confinado a vasos sanguíneos, como no sistema fechado dos animais vertebrados.

- AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS TÊM CÉREBRO!
O centro do sistema nervoso das borboletas ou das mariposas é o gânglio subesofágico, localizado no tórax do inseto, não na cabeça.
Elas têm um cérebro minúsculo, embora sua estrutura e função possam diferir de mamíferos, pois os insetos têm um sistema nervoso com órgãos que funcionam de maneira diferente. Esse cérebro é responsável por funções como o processamento de informações visuais de seus olhos compostos e a coordenação de movimentos.


- AS BORBOLETAS  E AS MARIPOSAS TÊM PULMÃO?

Não, as borboletas e as mariposas não têm pulmões; em vez disso, respiram através de um sistema de tubos internos chamados traqueias, que se abrem para o exterior através de pequenas aberturas chamadas espiráculos, localizadas ao longo dos seus corpos. Os espiráculos absorvem o oxigênio e libertam dióxido de carbono distribuindo os gases pelas células dos insetos através das traqueias.

AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS TÊM MÚSCULOS!
As borboletas possuem músculos que são essenciais para a sua locomoção e função. Assim como outros insetos, elas têm um exoesqueleto duro que serve de suporte para esses músculos, especialmente no tórax, são responsáveis por permitir o movimento das pernas e o poderoso batimento das asas, necessário para o voo.
Antes de voar, especialmente em dias mais frios, os músculos das borboletas e das mariposas precisam se aquecer. Elas fazem isso, por exemplo, "tremendo" as asas para aumentar a temperatura corporal e conseguir realizar o voo.

AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS TÊM OS CINCO SENTIDOS!
Embora suas estruturas e sensibilidades variem de forma diferente de nós, humanos.
1 - VISÃO: elas têm olhos grandes e compostos que detectam cor e movimento, permitindo-lhes ver em um raio de 360°, enxergam até luz ultravioleta ((invisíveis para nós, humanos).
2 - OLFATO: 
As antenas são os órgãos olfativos primários das borboletas e das mariposas, equipadas com sensores que captam odores e feromônios para buscar alimento e encontrar parceiros.
3 - PALADAR: 
As borboletas e as mariposas não têm "língua" para provar, mas possuem sensores de sabor (quimiorreceptores) nas patas.
Ao pousar em uma planta, elas as "provam" para determinar se é uma fonte adequada de néctar ou para depositar os seus ovos.
4 - AUDIÇÃO:
As borboletas e as mariposas não tem orelhas como nós, humanos, mas possuem órgãos localizados no tórax ou nas asas que detectam ondas sonoras e vibrações.
5 - TATO:
As borboletas e as mariposas têm o corpo coberto por cerdas táteis (pelos sensoriais), que são pelos presos a células nervosas, permitindo que elas sintam o tato e percebam o ambiente ao seu redor.

AS BORBOLETAS E AS MARIPOSAS DORMEM OU REPOUSAM!
As borboletas e as mariposas, não dormem como as pessoas, mas muitas espécies, repousam ou descansam, embora de formas diferentes devido a seus hábitos diurnos e noturnos, respectivamente. As borboletas, repousam ou descansam durante a noite, em grupos, um comportamento chamado empoleirar-se com as asas fechadas para cima, buscando abrigo e proteção. Algumas podem fazer uma pausa por apenas uma noite, enquanto outras ficam empoleiradas durante todo o inverno.
As mariposas, ativas à noite, descansam durante o dia, escondidas e com as asas abertas, em uma posição de repouso que favorece a camuflagem.

 
IMAGEM DA BORBOLETA E DA MARIPOSA DO INSTITUTO BUTANTAN



IMAGENS ANTÁRTIDA


Imagem Fonte Crédito:
https://www.notibras.com/site/mudanca-climatica-pode-derreter-25-da-antartida/



Imagem Fonte Crédito:
https://www.viajali.com.br/razoes-para-viajar-para-a-antartica/



Imagem Fonte Crédito:
https://olhardigital.com.br/2022/11/03/ciencia-e-espaco/descoberto-rio-secreto-debaixo-do-gelo-na-antartica/
Imagem: Animais polares à deriva em um pedaço de gelo no meio do oceano. Créditos: VladisloveM/Shutterstock


Em quase todo o mundo tem BORBOLETAS e MARIPOSAS.

Elas vivem nos campos, nas estradas, nas bordas das florestas, dentro das florestas.


Menos no continente, Antártida, que o lugar é muito frio,
(conforme as 3 (três) imagens acima, observem bem), 
aliás, o coração da Antártida, mesmo estar derretendo devido ao aquecimento global, ainda é um grande planalto de gelo.

Mas, os lugares que as BORBOLETAS mais gostam são os lugares quentes, preferindo os de climas tropicais.

SOL E CALOR
Como as BORBOLETAS E AS MARIPOSAS são animais de sangue frio, precisam de uma temperatura ideal para voar, em dias frios, elas não conseguem voar, mas podem aquecer seus músculos tremendo para voar.       

Sendo que elas preferem áreas com flores de cores vivas, vibrantes, cores como o roxo, vermelho, para extrair o néctar e plantas hospedeiras para as larvas, como florestas tropicais, prados, bosques, e até mesmo jardins urbanos.

DANDO ÊNFASE:
1º - O DIA INTERNACIONAL DA BORBOLETA,
DIA DA CELEBRAÇÃO -14 de MARÇO,
data instituída com o intuito de conscientizar sobre a importância das borboletas quanto ao bem que elas fazem para a humanidade: 
POLINIZAÇÃO
1 - quando fazem a POLINIZAÇÃO das plantas e na manutenção da biodiversidade.
2 - e quanto as borboletas, são indicadores da saúde dos ecossistemas, onde há borboleta há saúde, pois, sua presença ou ausência pode sinalizar o impacto das mudanças ambientais.
 
2º - O DIA DA CELEBRAÇÃO DA BORBOLETA-monarca  É CELEBRADO NO DIA 05 DE FEVEREIRO,
. Espécie: Celebra a borboleta-monarca (Danaus plexippus), famosa por realizar a mais longa migração entre as borboletas.
Causas da celebração:
1ª - Conscientização sobre a migração: Destacar a impressionante jornada de milhares de quilômetros que a espécie realiza.

2ª - Importância ecológica: Ressaltar o papel da monarca na polinização e seu papel como indicador de um ecossistema saudável.

3ª - Desafios enfatizar as ameaças que a monarca enfrenta, como a perda de habitat e as mudanças climáticas, incentivando ações de conservação. 

CADEIA ALIMENTAR
As borboletas e as mariposas também são fonte de alimento para outras espécies, como aves e pequenos mamíferos, integrando a cadeia alimentar.

POLUIÇÃO
As borboletas e as mariposas são frágeis, sensíveis e não conseguem viver em lugares ou regiões que têm poluição, ai elas migram ou vão embora para outros lugares que não tem poluição ou lugares saudáveis.
A presença das borboletas e das mariposas em lugares ou regiões determina bom indicador de saúde.

MIGRAÇÃO
Muitas espécies de borboletas e de mariposas migram regiões mais quentes quando as estações mudam como a Borboleta-monarca de Nome Científico (Danaus plexippus).


 Noemia Arabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário